segunda-feira, 7 de abril de 2014

Alguns mitos culinários que herdamos!

Olá meninas tudo bem!?

O fim de semana foi agitado, tivemos muitos casamentos na blogesfera, em especial o da nossa grande amiga Sarinha, tudo muito lindo, ela estava uma princesa!

Hoje quero continuar um assunto que a Milena uma vez iniciou em seu blog, ela postou sobre Lavar ou não carnes cruas (quem quiser saber clique no nome dela). Então resolvi falar sobre outros mitos que também temos na cozinha que herdamos da mãe, vó, tia, amiga, etc. e que não buscamos informações e levamos pra nossa casa!

Vamos lá?

Comer manga com leite faz mal?

Que nada! Pode comer à vontade. Essa combinação é muito encontrada e apreciada em molhos, batidas e doces. Sabia que esta história começou na época da escravidão? Foi assim: naquela época o leite era um alimento caríssimo, praticamente uma iguaria. Como os senhores de engenho não queriam que os escravos consumissem o leite e muito menos comessem as mangas da propriedade, inventaram este mito que é passado de gerações em gerações até hoje. Não se preocupe! Manga com leite não causa indigestão e nem faz mal.

Lavar frutas, verduras e legumes com água e vinagre.

A recomendação do Ministério da Saúde é que frutas que sejam comidas com casca e verduras e hortaliças consumidas cruas sejam higienizadas ficando de molho em soluções à base de cloro, e não no vinagre.
O vinagre não é suficiente para matar os microorganismos que podem causar doenças na criança e na família toda.
O ideal é usar produtos especiais para limpeza desses alimentos, feitos com hipoclorito de sódio. Eles são encontrados em supermercados, farmácias e alguns postos de saúde, e a embalagem explica como usar: normalmente são algumas gotas por litro de água, e deixa-se as frutas e hortaliças de molho por cerca de 15 minutos.
Depois é só enxaguar com água filtrada, se quiser, para tirar o gosto e cheiro de cloro.

Quando a carne descongela, não deve ser congelada novamente

Quando a carne é descongelada dentro da geladeira, não há perigo de ser recongelada, apesar dela perder qualidade nesse processo: terá menos suco e ficará mais escura.

O arroz deve ser cozido com a panela aberta para não empapa

Se respeitada a receita de duas medidas de água para uma de arroz, ele ficará soltinho.O fogo deve ser desligado antes de acabar o cozimento. Em seguida, o arroz deve descansar com a panela fechada, por cerca de dez minutos, para que os grãos absorvam a água e o cozimento seja concluído. O arroz empapa quando tem muita água e é excessivamente cozido.

Óleo na água de cozimento do macarrão faz a massa não grudar

Para não grudar, o macarrão deve ser cozido em bastante água (um litro para 100 g de massa) e deve ser mexido constantemente nos primeiros minutos de cocção. A água abundante dilui o amido e permite que a massa cozinhe por igual, sem grudar. No mais, colocar óleo na água "faz com que o molho escorregue da massa", diz a chef Fernanda Surian, da Dedo de Moça.


Bem, espero ter ajudado vcs, algumas dicas eu já conhecia, outras fiquei sabendo ao buscar informações pra vcs! rsrsrs

Fontes:

Fonte 1
Fonte 2
Fonte 3



19 comentários:

  1. Nossa, Fê, lembrei de várias coisas lendo sua postagem... A última do macarrão é uma das que eu pratico em casa...rs
    E tem tantas outras que eu faço pq minha vó fazia e passou para minha mãe: não comer pepino à noite, lavar arroz com vinagre pra ficar soltinho, benzer o forno para o bolo crescer... Por mais que não acredite, pra que arriscar, né?
    E ainda corremos o risco de passar pras nossas filhas...rs
    Beijos

    http://coisasdeniquinha.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Realmentem ouvimos essas coisas desde crianças..rs

    Beijo
    ;)
    www.umalindapromessa.com

    ResponderExcluir
  3. Nossa minha vó tem que ler isso,haushaus não acredito nessa da manga com o leite,mas também não arrisco..kk vai entender né..Mas muito boa as dicas,agora a do arroz como uma boa cozinheira posso dizer oque empapa realmente é a quantidade exagerada de água,meu arroz sempre fica soltinho pois faço ele pre cozido..

    bjoss

    ResponderExcluir
  4. Gostei desta sobre o macarrão...nao sabia que o oleo no macarrao fazia o molho escorregar,rs
    Otimo post
    bjo

    ResponderExcluir
  5. A história da manga com leite eu sabia que era mito por causa dos escravos e tals hahaha cada coisa =P

    ResponderExcluir
  6. Dona Fê ta eficiente, menino! kkkk
    Amei as dicas.
    Manga com leite, se fosse assim não teria vitamina de manga né? Ecaa!
    Bjoos!

    ResponderExcluir
  7. Nuss muito legal Fê... eu sempre coloco o óleo na água do macarrão kkk
    Bjos

    ResponderExcluir
  8. haha adorei as dicas. São tantas coisas que aprendemos em casa que vamos perpetuando sem nem saber a finalidade neh
    Bjus
    Ana - www.amarmefazfeliz.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Ahuahuhaua, muito que aqui em casa não pode comer manga com leite, rssss

    ResponderExcluir
  10. OI Fê! adorei as dicas. Não sabia sobre o vinagre nem sobre o óleo do macarrão.
    Vou adotar!

    ResponderExcluir
  11. Feeee... vim rapidinho aqui falar por que estou "sumida"...hihihi...
    Estou viajando a trabalho... logo, logo volto com minhas visitinhas e atualizações, vai levar alguns dias ainda... :)

    Beijinhos!

    http://laresmeraldafeliz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Hanahahaha!!! Lembrei de várias coisas qie fazia, já ouvir e fazia sempre a do macarrão, vivendo e aprendendo.
    Bjinhos
    www.leyareismk.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Bem legal o post Fê, tudo mito, até porque eu adoro uma batida de leite com manga, e peixe com molho de manga... rsrs.

    bjos

    http://comprandonossoape.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. caraca nao sabia dessa da carne
    e eu ja descongelei mto fora da geladeira e congelei de novo kkkkkkkkk
    mas eu sou café com leite ainda rsrs
    mto legal esse post, adorei!!!

    bjs <3

    ResponderExcluir
  15. Tudooo de bom essas dicas!
    Super úteis!!

    bjs
    http://www.vidadenoiva.blog.br/

    ResponderExcluir
  16. Nossa essa da manga com leite minha mãe me ensinou que fazia mal kkk, mas de boa nunca levei a sério. Adorei as dicas! Bjs!

    ResponderExcluir
  17. Menina como não achei seu blog antes?
    que maravilhosa vc viu?
    pelo q percebi uma mulher muito corajosa, bem determinada, de Deus!
    Adoreeei já estou seguindo rs
    há sim a maioria desses mitos já sabia q eram mitos....mas exite muitas pessoas que acreditam de fato nisto...
    bjus

    ResponderExcluir
  18. Essa da manga e do leite fez parte da minha infância!
    heheheheheh
    Se fizesse mau eu ja teria morrido pq eu que eu ja comi de manga com leite.. xii...

    bjs lindona

    blogaumpassodoaltar.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. esse do macarrão antes minha mae tinha esse costume tbm, até ela colocar azeite de oliva e eu achar ruim rsrs
    sobre lavar alimentos, não sabia dessa do hipolorito não.

    adorei o post

    beijos

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu recado! ;) caso prefira, mande um e-mail para fernandamouta@bol.com.br

Linkwithin

teste