segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Dividindo as tarefas em casa!

Já se foi o tempo em que o homem era o único responsável pelo sustento da família, hoje a realidade é bem diferente a maioria das mulheres trabalha fora, sai cedo e chega tarde e algumas até tem uma carga horária maior do que a do marido.

Mediante essa nova realidade ainda encontramos algumas objeções quanto ao homem participar das atividades domésticas da casa, afinal se o papel de provedor foi dividido nada mais justo do que tudo ser dividido também, concordam?

Acho que o primeiro passo é mudar a mentaldiade do casal, muitas mulheres falam "meu marido não me AJUDA em casa", o marido não deve ajudar em casa, ele deve FAZER, é também RESPONSABILIDADE dele, quem ajuda é pai, irmão, etc.Quem mora numa casa tem responsabilidade de zelar, limpar e cuidar dela.

Mudando primeiro a nossa responsabilidade como esposa, depois devemos ajudar o marido a desenvolver essa responsabilidade, algumas mulheres tem a dificuldade de delegar, acha que o homem tem que olhar o que precisa fazer e fazer, mas gente eles não são assim (exceto alguns homens tá, mas no geral eu sei do que to falando.... hahahhahaah) eles precisam que vocês peçam, e quando eles fizerem reconhecer, elogiar, isso estimula.

Aqui em casa foi uma certa luta para que ele fizesse também as tarefas domésticas (que ele não leia isso amém! rsrsrs), eu tinha que pedir, só que quando eu pedia soava como cobrança, ai já viu né? rsrsrs Reclamações e reclamações, até que vi a ideia de uma amiga e copiei, e super deu certo.

Eu primeiro listei tudo o que precisava ser feito no apê diariamente, depois 2 vezes na semana e depois semanalmente e quinzenalmente. Seguindo isso, coloquei na geladeira post it's de segunda a sexta, com atribuições para cada um, definidas entre nós dois, sendo que o jantar ele não topou fazer nenhum dia! rsrsrs

Não vou te dizer que deu 100% certo, mas ajudou muito até mesmo eu, a gente se esforça bastante durante a semana e no fds ambos curtem, podemos sair despreocupados de ter que limpar tudo acumulado. Tem dia que ele não faz alguma tarefa e faz no dia seguinte e eu também, mas tem funcionado assim e tenho gostado.

Portanto fica a dica para as noivinhas e recem casadas do blog! ;)

Resolução péssima, foto de celular e ainda tremeu! rs
Perodem o garrancho! rs


Bjsss

30 comentários:

  1. concordo plenamente com vc, os homens tem que ajudar dentro de casa, eu ja avisei meu noivo, cada um terá os seus serviço, algumas coisas ja decidimos, eu lavo e ele seca, ele varre o chão e eu lavo a roupa. Passar eu passo pq homem passando roupa nao da. O resto vai ser a empregada, pretendo ter uma 2 vezes por semana, assim se mantém limpo.

    bjos

    ResponderExcluir
  2. Eu nem casei ainda e já to preparando o território com o noivo,ai falei com ele que coisas básicas ele deverá fazer como colocar o lixo pra fora,arrumar a cama assim que levantar,já que eu vou sair primeiro e por ai vai..Acho que os dois devem sim zelar pela casa..ótima ideia de fazer listinha..

    ResponderExcluir
  3. Oi Fê.!
    Adorei o post
    Aki em casa tbm definimos em comum acordo o que cada um deve fazer. E qdo não dá pra um fazer, o outro faz sem problemas.
    Essa ideia de distribuir as atividades durante a semana é uma boa. Não aguento mais ficar com os fds todos ocupados fazendo faxina. Ficamos cansados e não aproveitamos. O problema pra mim é que tô dedicando a noite durante a semana só pra estudar e o tempo acaba não ajudando muito. Mas vou tentar me organizar assim.
    Bjooo
    Mi

    ResponderExcluir
  4. Meu marido me ajuda demais aqui em casa... graças a deeeus!
    beijo
    ;)

    ResponderExcluir
  5. Acho que já vou criar a listinha... eu sempre coloquei como condição o banheiro para ele, mas pensando bem vou incluir mais alguns intem'zinhos (que ele nunca veja isso, amém! haha).

    Beeeijo Fê :*

    ResponderExcluir
  6. Adorei o post kkkkkkkkkkkk
    Graças a Deus meu noivo tem essa visão de q ele precisa ajudar a cuidar da casa onde ele vive. Mas mesmo assim vou aderir a essa idéia de dividir as tarefas e colocar na geladeira.

    ResponderExcluir
  7. Muito bom o post, mas é o meu sonho que o meu marido fizesse algo, na real quando eu peço ele faz, mas o serviço é muito e ele só faz um pouquinho e senta a bunda dele no sofá, ou se não ele abre a boca e diz que vai fazer serviços de homem, esses tais serviços são: capinar o quintal, lavar o carro, ah ele tb lava a varanda rs e as janelas kkkk ta ele me ajuda um pouco, mas eu sempre acho muito pouco, e não gosto de ficar pedindo o que piora a situação!
    E também durante a semana, não dá pra dividir, ele sai antes das 8 da manhã e e chega as 23 h então é meio complicado, eu saio 9:30 e chego por volta das 19 h... rsrs ai ele escapa por conta da carga horária dele...
    Amei o post, muito bom mesmo!
    Bjos

    ResponderExcluir
  8. Concordo demais Fê! Aqui com o noivo, deixo claro que se ele não fizer as tarefas comigo, não terei tempo pra ele como mulher nem companheira, daí ele diz que irá fazer quando nos casarmos, mas quero ver na prática! Como eu estudo e atualmente nao trabalho, aqui na casa dos pais fica fácil ajudar. Mas quando eu começar a trabalhar, vai complicar!

    beeijao!

    ResponderExcluir
  9. Fê, adoreiiiii seu post!

    Sério, estava super preocupada sobre como iria organizar essa parte de dividir atividades entre o casal, concordo com tudo o q disse e confesso q morro de medo do Davi não FAZER as tarefas de casa comigo '-' kkkkkkkk

    Bjsss

    http://kauedavi.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Agora eu posso comentar eeeeeee!!!!!! Fê mais uma vez te agradeço por te liberado o anonimo pra mim rsrs, pois via seus post e não dava para comentar.

    Voltando ao assunto......
    Fê adorei sua dica, imagino mesmo como é dificil quando casa colocar esses homens para ajudar , ainda mais quando eles são acostumados a não fazer nada pois sempre tem alguém que faz pra eles( como mãe, avó...), mas concordo com vc que os maridos tem que ajudar pois não sobrecarrega ninguém e ainda temos tempo para ficar um com o outro.

    Beijos*-*
    Jackeline Barreto

    ResponderExcluir
  11. Excelente dica...com certeza vou lembrar disto depois do casamento
    bjo

    ResponderExcluir
  12. Ah isso é muito importante
    e tem quem casa
    ai no começo fala
    ah eu faço tudo isso
    chega uma hora q a esposa ta cansada
    ai qualquer copo pra lava
    vira briga
    acho super importante essa divisão mesmo
    bjãoo

    ResponderExcluir
  13. Fê..acho a ideia ótima!! Principalmente por saber que o Ramom tá levando a sério!!
    Pras casadinhas de plantão é uma ótima dica pro que não se resolve no diálogo né?
    Eles sempre vão achar que é cobrança e que é obrigação da mulher fazer mais..
    Desta forma funciona até pra verem que fazem menos.. :D rsrsrs

    Beijos
    http://neurasdeumanoiva.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi, Fê!!
    Assino embaixo. Foi-se o tempo em que os homens não ajudavam suas mulheres em casa. É muito injusto pois tb trabalhamos como eles e ainda temos que ficar com toda a carga de casa??? Excelente ideia. Adorei a dica.
    Bjs,
    Vania

    ResponderExcluir
  15. Fê eu super concordo com o que falou! Tem que ser assim mesmo e graças a Deus eles nos ajudam , mesmo que seja com uma certa cobrança, tem que "ensinar" desde o começo .. adorei a ideia! =)

    beijoo
    amandocasandoedecorando.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Super concordo!!!

    E adorei a idéia das tarefas!!

    giovanaefabiano.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Pura realidade! Gostei da ideia de dividir as tarefas dessa forma. Vou precisar muito. Trabalho bastante inclusive aos finais de semana :(.
    Mas acho que é uma forma bacana de ninguém esquecer o que precisa ser feito e ninguém fica sobre carregado!
    beijos
    utilidadecasamenteira.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Amei seu post Fezoca...
    É muito importante o casal se ajudar... aprendi que quanto mais o homem ajuda, mais tempo ele tem rsrsrsrs, usei isso contra ele kkkkkkkkk
    O Adailson é muito prestativo sabe, se ele ver que não dá tempo que eu prepare o jantar ele vai lá faz, limpa o apê, lava roupa, eu não precisei delegar as atividades pra ele, quando vai surgindo ele vai fazendo...rsrsrs

    Bjos

    ResponderExcluir
  19. que mega ideia!!!!
    amei... por enquanto estou em casa, e volto a trabalhar logo logo... então estou me encarregando das tarefas.... mas, também não sei se meu marido toparia dividir não.... as vezes peço só para ele guardar o pijama e nem isso...

    amei o blog e ja estou seguindo

    grande beijo

    ResponderExcluir
  20. Achei isso um ótimo meio de incentivar os maridos que não "sentem" essa realidade Fê. Graças a Deus aqui a gente é bem resolvido quanto a isso.

    Fica com Deus linda! :*

    ResponderExcluir
  21. É isso ai, todo mundo tem de ajudar um pouco e aproveitar a hora livre juntos.
    Adorei o seu Blog... Com certeza voltarei muuuuiiiitas vezes, pois já estou te seguindo.
    E aproveito a oportunidade para te convidar a visitar meu Blog.
    Lá as postagens são diárias (ou sempre que possível) e tem de TUDO um pouco: Culinária, Artesanato, Dicass, e muuuuiiiiiito mais... E seria um grande prazer ter a sua companhia como minha seguidora :)
    Beijos Márcia (Rio de Janeiro - Brasil)
     
    http://decolherpracolher.blogspot.com

    ResponderExcluir
  22. Fe adorei seu post e acho que marido e mulher devem dividir as tarefas de casa.
    Aqui o Davidson sempre ajuda, desde o inicio do casamento.
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  23. Olá Fernanda! Acho mt bacana o marido que faz as tarefas domésticas sem a gente ficar pedindo ou implorando, rs, a responsabilidade é do dois, bem disse vc! Aqui em casa tem tarefa que é só minha e tarefa que é só dele! As vezes acontece de um fazer a tarefa do outro, mas tem uma tarefa que é só minha e ninguém tasca! Cozinhar, claro! Rsrs
    Bjs e uma boa noite! ❤️
    www.viveraprendendo.com

    ResponderExcluir
  24. Adorei a ideia Fernanda.
    Meu noivo já ajuda a mae dele lá na casa deles, eu espero que ele me ajude quando a gente casar.

    Eu já percebi que as vezes quando estou lavando loça e pesso para o Leandro secar, ele demora um pouquinho pra vim, talves seja pra mostrar que nao é eu que mando rsrsrsrs mas depois logo ele vem.Rsrs

    Tenha uma linda quarta
    Beijos

    ResponderExcluir
  25. Oi Fê!
    O maridão até que ajuda bastante, nem posso reclamar, mas casa dá um trabalhão, mesmo sendo pequena que nem a minha.
    Beijos

    ResponderExcluir
  26. Fê, adorei!! Ta certíssima!! Já andei combinando com o noivo algumas coisas tb.. Escutei uma vez algo mais ou menos assim: Quer que sua mulher tenha mais tempo p vc? A ajude nas tarefas de casa.
    Super vdd né? pena que ainda tem homens q não pensam assim.

    bjãoo

    a1passodoaltar.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  27. Já conheço sua organização lá do zap zap, e super me inspira, quando casar não quero deixar o Hugo fazer corpo mole rsrs! Bjs!

    ResponderExcluir
  28. Adorei, Fefê! Tá certíssima, o homem não tem que ajudar a mulher, é obrigação dele também! Adorei! Se eu não trabalhasse fora eu cuidaria sozinha da casa, mas não é o caso, então, ele que cuide também!
    E garrancho nada, sua letra é bonita!

    ResponderExcluir
  29. ahhhhh , a amiga sou eu!!!! Legal Fê!!!!

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu recado! ;) caso prefira, mande um e-mail para fernandamouta@bol.com.br

Linkwithin

teste