quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Como lidamos com nossas finanças!

Oi meninas! Alô Vanessa cê tá viva?? Fiz os 2 posts da vida de casada pra vc.... vc sumiuuu.... rsrs

Hoje vim falar de outro tema polêmico! rs

Antes deu detalher como fazemos no nosso casamento, gostaria de deixar claro que esse meio foi o que mais se adequou a nós, não estou ditando o que é certo e muito menos dizendo que se vc faz diferente disso é errado, ok? ;)

Desde a época do noivado, nós decidimos que comunicaríamos um ao outro nossos gastos, gente isso pra mim foi muito difícil, sempre fui muito independente, mas caramba, hoje eu

vejo o quanto isso me ajudou. Hoje a noção de dinheiro que tenho de que o dinheiro não é meu e sim nosso é muito maior do que antes, acho que isso pro homem é mais fácil, pelo menos pro Ramon pareceu ser! rs

Já desde o noivado eu fazia uma planilha com NOSSOS salários (eu sabia o quanto ele ganhava e vice versa), tudo que entrava e tudo que saía, então pra gente não existia "eu paguei isso do casamento e meu noivo pagou aquilo", pra gente sempre foi "nós pagamos isso e aquilo". Isso tudo nos ajudou a lidar com o dinheiro da forma que lidamos hoje e repito não temos problemas e nunca brigamos por causa disso depois de casados.

O que fazemos? Recebemos quinzenalmente, eu particurlamente detesto isso, pra se organizar é uma droguinha, mas fazer o que né? Ai eu separo cada pagamento em uma parte da planilha e coloco quando é a data do pagamento ao lado e o valor aproximado pq sempre tem uns descontos, eu concentro tudo na minha conta, pq trabalho com computador e pago tudo pela internet e manuseio a planilha aqui do trabalho, sim eu pego o salário dele na conta dele e transfiro pra minha, sem problema nenhum com isso, ele deixa não é escondido, ele confia em mim, pq não sou nenhuma louca alucinada com dinheiro! rsrs

Faço um somatório com todo dinheiro, é não tem dinheiro da Fernanda e o do Ramon, e não dividimos as contas proporcionalmente, juntamos toda a renda e pagamos tudo, quando queremos adiquirir algo anotamos e assim que dá compramos, tudo que adiquirimos passa pelo consenso de ambos. Mas uma vez digo, não é uma regra, mas acredito que isso é mais uma forma de ser um em tudo!

Bem, vou mostrar pra vcs minha planilha, mas sem os valores é claro. =P

Se alguém tiver alguma dúvida pode perguntar, eu respondo sem problemas! ;)


 

Bjsss

33 comentários:

  1. Fê, super concordo com isso.
    Acho que depois de casados não existe meu dinheiro e seu dinheiro, deve ser semore o nosso dinheiro.
    Eu e meu marido sempre pensamos no nosso, até mesmo antes de casarmos.
    Não existe eu pagar uma conta, ele outra, também juntamos tudo e pagamos as contas. Sempre que eu quero comprar uma coisa ou ele a gente diz que foi o outro que deu, porque o dinheiro é mesmo nosso. Se é que me entende rsrs
    Se depois de casados somos um, como na hora das contas podemos ser dois?!? rsrs Estranho né.
    Beijooocas

    ResponderExcluir
  2. Oi Fê, isso é uma ótima forma de planejamento, bem parecido com o nosso aqui.
    Desde que chegamos aqui em Curitiba, mesmo antes de morar juntos, nós sempre tivemos um ao outro, sempre fomos nós dois e a gente sempre se ajudou. Nossa, quanta luta foi amiga, tinha vezes que eu não ganhava nada nem pra comer e que o Jean se matava de trabalhar e ganhava muito pouquinho também, era muito difícil, só Deus e a gente sabe o que já passamos aqui =( Mas mesmo assim sempre fomos muito companheiros, sempre ajudamos um ao outro nessa questão, acredito que eu e o Jean nunca fomos dois e sim um, e isso continuou depois que fomos morar juntos, e foi muito bom! Tudo dá certo graças a Deus, e cada dia, desde o momento que viemos pra cá. conquistamos o nosso, juntos!
    Nada melhor do que confiar no outro e ver naquele não só apenas mais alguém pra complementar uma renda, mas alguém pra estar junto com você em cada momento, seja ele difícil ou fácil, porque dinheiro no mundo é melhor que isso né?
    Fê. eu desejo que Deus continue fazendo de vocês dois, uma só pessoa sempre, dia a dia! =)

    beijo amiga
    amandocasandoedecorando.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Nossa... eu vou ter uma dificuldade imensa com isso... meu dinheiro é meu e o do Gil é do Gil... acho que vou acabar dividindo as contas... tipo... luz é responsabilidade minha e água ele, e assim vai... mas manteremos as contas separadas...
    Sei lá... acho importante ter independência nesse quesito... vejo muita gente inclusive com conta conjunta... não gosto da ideia não... mas também não sei o quanto isso vai gerar conflitos mais à frente... talvez um dia eu mude de opinião...
    Beijinhos...

    ResponderExcluir
  4. Estou adorando seus posts de casada flooor...
    Beijo

    ResponderExcluir
  5. Fe, arrasou!! Vou criar uma planilha tbm...Hoje nossos salários são separados, cada um paga uma coisa da reforma ou do casamento, mas nós dois sabemos que quando casarmos o valor será um só, sem contas proporcionais também, igualzinho vc
    :)
    Beijoo

    ResponderExcluir
  6. Flor,
    Esse será uma novo dilema pra mim. Assim como vc, tb sou meio seu dinheiro, meu dinheiro. Mas acho que qd formos morar de fato junto, isso terá de mudar. Não tem essa eu pago, vc paga. tem que ser: nos pagamos. Tb vou adotar essa planilha. É muito importante estar lista num papel, num pc os seus gastos. Vc vendo, vc tem a realidade da situação. Pode parecer bobagem mas não é. tenho uma agenda que anoto todo os meus gastos desde 2009, rss. Cada página dela é um mês do ano, rss. Estou amando esse seus post. Bem práticos e usuais.
    Bjs,
    Vania

    ResponderExcluir
  7. Oii Fê! Adorei.. mas tipo vcs anotam TUDO? Até coisinhas "bobas" como unha, sobrancelha e tal? rs que legal! Lá em casa não anotamos não, a gente junta e paga as contas.. mas é meio desorganizando, acho que assim fica bacana né? Vou ver se começo a fazer nessa forma... Beijos :*

    eladenoiva.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Adorei o post, Fê.
    Na realidade, eu nunca tinha parado pra pensar nisso. No noivado, juntávamos boa parte do nosso dinheiro em minha poupança para os gastos com o casamento... o que restava deles era de cada um, para os gastos particulares. Agora depois de casados, é cada um por si, e as despesas divididas, é claro. Mas cada um com seu dinheiro para fazer o que quer com o que sobrar, tenho a impressão que gera menos conflitos e a manipulação por parte de uma pessoa somente, não sei. Acho complicado julgar isso, né? Acho que tem suas vantagens e desvantagens, como tudo na vida. É outra forma de pensarmos, caso não dê certo a separação do $$ rs
    Vamos em frente, e analisando as experiências..
    Bjooooo
    Mi

    ResponderExcluir
  9. Somos bem parecidas flor... o Eliseu recebe e eu passo tudo pra minha conta pra pagar o que a gente precisa já que faço os pagamentos pela internet e no trabalho. Acho super fácil assim, lógico que nem tudo é anotado, não consigo controlar essas coisas mas conseguimos nos organizar assim, super parecido com o seu e eu acho muitooooo legal!

    Bjs

    http://chegouaminhavezdecasar.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Muito bom esse seu post... =)
    Eu já tenho uma planilha que uso normalmente pra me organizar, pretendo continuar usando a mesmo, só adicionando as novas despesas.
    Meu noivo e eu já conversamo sobre isso e também decidimos que vamos pagar tudo junto.

    http://eraumavezmeusonho.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Fe eu concordo contigo viu.

    Na minha humilde opinião, depois de casados, não existe MEU dinheiro e SEU dinheiro, é tudo nosso. Pra mim o casamento é o princípio de se tornar UM...e temos que ser um em tudo (claro que as pessoas continuam tendo suas individualidades).

    Hoje vejo muitos casamentos dando errado porque as pessoas querem manter o seu EU em tudo, e esse não é o fundamento do casamento. Isso gera problemas gravíssimos, principalmente se um ganha bem mais que o outro, se g=for a mulher então...vixe o casamento fica condenado a essa ameaça do "eu ganho mais e posso mais".

    Um casal de amigos meus acabaram de se separar por isso: a menina ganhava mais e ela vivia tacando na cara do marido. Não há que aguente.

    Aqui em casa a gente vive praticamente em uma sociedade comunista...rs. Só o meu pai trabalha, mas ele nuunca disse MEU carro, MINHA casa, MEU dinheiro. É tudo nosso...e é mesmo.

    Portanto, na minha opinião é assim que tem que ser.

    Sem extremos claro. Se a mulher rala pra caramba e quer comprar mimos pra ela ta certo, se o cara rala e quer comprar um video game ta certo...desde que não comprometa as responsabilidades da casa acho que se tem esse direito.

    Beijooos

    http://royalweddingbr.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Amiga, eu e o marido fazemos tudo bem parecido. Ele recebe primeiro do que eu, então ele já paga o cartão de crédito, e o aluguel. As outras contas eu pago quando recebo, cada um com sua conta, nem eu nem ele escondemos nada, afinal cada um tem a senha do banco do outro, claro que quem acaba administrando sou eu, pq eu trabalho com um computador e ele não, fica mais fácil, mas sempre falo as coisas pra ele.

    Gostei do post.

    ResponderExcluir
  13. Gostei do seu modo de organização e da forma que lidam com o dinheiro, sem apego e sem egoismo.

    http://eisounoiva.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi Fê eu super amei sua planilha vou fazer uma parecida pra ir me organizando com meu noivo!!!!

    Bjs
    http://casandocamilaedouglas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Fê, é assim que eu e o Junior pensamos em fazer depois de casados também, já que temos uma inspiração meio negativa dos pais dele, onde cada um paga alguma coisa, a mãe dele não sabe quanto ele recebe, e vice versa. Eu sei quanto o Junior recebe desde sempre e ele sabe quanto eu recebo!
    Mas gostei da ideia de administrar o dinheiro juntos desde o noivado! Vou propror a ele.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  16. OI, Fê! Adorei como vc faz...ainda sou noiva, mas já conversamos e adotaremos o mesmo método que usamos hoje.
    Separamos de acordo com o q cada um ganha o valor necessário para pagar as contas ( hoje são do casamento, mas no futuro serão da casa) depois a gente ve o que mais podemos guardar. E o que sobrar (a parte mais difícil) cada um fica pra gastar com o que quiser no dia a dia, claro que uma compra mais cara um tem q comunicar o outro...acho isso muito importante, pq não dá pra ele esbanjar se eu to precisando de outras coisas mais necessárias, aí cabe o bom senso. Ainda somos noivos, mas até quando ele vai comprar um tênis, ou algo do tipo que não é tão baratinho assim, ele me fala....

    beijãooo

    http://www.noiviceseinvencionices.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Oiee
    eu e meu noivo tbm já estamos fazendo assim, pagamos tudo junto e quando casarmos nao vai ser diferente, eu anoto tudo num papel todas as nossas contas, no dia de pagar eu que pago tudo. Tu poderia me enviar essa panilha por e-mail?Gostaria de começar a fazer essa panilha mais organizada, ja que no papel é feio hehe
    bjos
    ah meu e-mail é bethynhad@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  18. Meu noivo é super organizado, tem planilhas pra tudo hehe, lá já temos uma ideia de quanto vamos gastar depois de casados, quanto queremos economizar essas coisas e tbm pagamos tudo junto, juntamos os salários e pagamos as contas hehe... Na verdade ele é que organiza os pagamentos e taus, é super organizado e tem funcionado bem pra gente... Beijocas flor!!!

    ResponderExcluir
  19. Oi Fê, adorei esse post. Eu penso assim como vc, depois do casamento é tudo UM só, inclusive o dinheiro. Não sei se vamos colocar tudo na mesma conta, mas com certeza partiremos do princípio tudo que é teu é meu! Hoje, como noivos separamos algumas contas, ele fica com contas do ap e eu com contas do casamento, mas sempre que me falta eu peço e ele prontamente me supri.
    Vc lembra da devocional semanal que te disse? Então, o tema que eu abordarei essa sexta é justamente nossas finanças, esse post caiu como uma luva, e eu nem tinha comentado o tema com vc...Jesuscidência, rsrs

    Ah, meu Whatsapp deu pane, saco!

    Um beijo!
    Jéssica

    ResponderExcluir
  20. Que bacana Fê...!!
    Nós temos uma agenda para o orçamento... rsrssrsrs
    Lá ficam as contas a pagar, os comprovantes de pagamento, as dívidas futuras...

    Mas sem organização não rola né...!!! rsrsrsrsrs
    Bjs!!!

    ResponderExcluir
  21. Eu também não concordo com essa coisa de "esse dinheiro é meu, e esse é seu, se o seu não deu se vire" levado ao pé da letra. Eu e o Renan fazemos assim hoje: do seu dinheiro você paga tal coisa e tal e tal coisa, se faltar eu inteiro e vice versa, acho que é bom dividir as contas pelo salário de cada um, cada um ficar responsável por alguma coisa, na minha opinião me ajuda mais na hora de marcar o que gastou e o que não gastou. Combinamos continuar assim depois de casados também, eu fico encarregada de pagar tal parte e ele tal parte, o resto é NOSSO rsrs E como a Álissa disse também, varia das datas de vencimento também hehe

    Adorando seus assuntos Fê o/
    um beijo

    ResponderExcluir
  22. Fê,

    aprender a lidar com finanças como um casal é muito importante! Infelizmente vejo muitos casais brigando depois do casamento por não aprenderem a lidar com dinheiro antes do casório! Uma pena!

    Blog Dona Ingrid

    ResponderExcluir
  23. Muito boa a dica... aqui como estamos com dívidas rs é um cobrindo o outro, já que marido recebe primeiro, ele já vai pagando as contas em atraso tipo água, luz, net que vencem sempre no final de cada mês e corremos o risco de ficarmos sem rs então com o meu que agora é bem maior que o dele, pagamos a conta maior nuss e vamos comer... também pretendo guardar uma quantia na poupança como sempre fiz antes... e vou conversar com ele pra ele separar uma quantia do dele tb assim que ele desafogar das dívidas rs para sempre termos algum guardado!
    Bjos

    ResponderExcluir
  24. Aqui em casa as finanças também não é problema!
    Desde o namoro o dinheiro do Davidson cai na minha conta e quem retira sou eu.
    Ele sempre confiou em mim, e acho isso super importante!
    No momento não estou trabalhando isso é ruim, mas graças a Deus a relação do dinheiro que entra também nunca foi um problema!
    Também temos uma planilha desde a época que começamos a pagar o casamento!
    Ajuda muito a controlar os gastos.
    Adorei esse post Fe!
    Beijo!
    http://fabianaedavidson.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Nossa, Fê, tô amando seus últimos posts! Acho importante alertar as noivinhas que o casamento vai além da festa, que temos que lidar com umas chatices as quais precisamos saber conduzir...
    Uma das minhas metas é fazer uma planilha de controle de gastos, porque a gente nunca sabe onde gastou o dinheiro... Acho mega importante o casal compartilhar as questões financeiras e os gastos, vejo relações que mais parecem uma competição do que um casamento, justamente por causa dessas questões...
    Beijos

    http://coisasdeniquinha.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  26. Fê, parabéns pelo post e pelas dicas!!!
    Eu tb tenho uma planilha em que somo os salários e retiro os gastos, sem diferenciar o que é de um e o que é de outro. Afinal, estamos juntando juntos o dinheiro da festa, não é a noiva paga isso e o noivo paga aquilo...
    Tem muita gente que gosta de deixar separado, sei lá cada um cada um, mas acho que, se pretende ter uma vida pra sempre com aquela pessoa, acaba sumindo esse "eu" e vira "nós". Casais que ouço que mantém contas separadas com a desculpa de que vai que um dia acaba em divórcio, sou euzinha não consigo entender, se vc acha que pode acabar em divórcio, não parece pensar num para sempre.

    Bjs =^.^=
    www.noivaesposamae.com.br

    ResponderExcluir
  27. Receber por quinzena é complicado...mas ainda bem que vcs conseguiram se organizar direitinho...bjo

    ResponderExcluir
  28. Adorei o post...hoje eu e o Eliton já dividimos nossas despesas...cada um paga uma coisa...tipo ele paga os nossos móveis eu pago a entrada do apê...as contas são dividas de acordo com nosso salário...quem ganha mais paga o mais caro...assim tem dado certo e possivelmente após o casamento continuaremos assim...mas adorei esta planilha...acho que depois de casada vou tentar seguir...

    bjos

    ResponderExcluir
  29. Fê, vc é organizadíssima, adorei!!
    Gostei da ideia da planilha e da união dos salários e despesas. Vou mostrar essa ideia pro meu noivo pra ver se ele topa, pq ele é desorganizados demais com as contas dele, principalmente com o cartão de crédito. sempre fica atolado... rsrsrsrs

    ResponderExcluir
  30. Como vc é organizada!
    Já tive experiencias com tabelas de gastos quando eu morava sozinha, anotava tuuudo.. até uma bala, acredita que percebi que gasto menos quando vou anotando?! Depois de um tempo perdi esse controle e não sabia aonde meu $ ia parar hahhahaha
    Hoje em dia não trabalho, meu pai me dá $ quando preciso, paga minhas coisas.. e o Felipe tem o salário dele, quando vamos sair, quem tem dinheiro paga.. sem problemas. Nunca pensei que o homem tem que bancar tudo sozinho. Com o noivado estamos dividindo os gastos tbm... sem essa de tô dando mais dinheiro que vc.
    Espero continuar assim depois de casada... e quero voltar com a planilha, gasto menos, bom pra economizar pro casório!!!!

    Bjs Fê
    (tô bem atrasada com os comentários hehe)

    http://ovestidorendado.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  31. Oiii, vc pode me passar a planilha ?

    ResponderExcluir
  32. Oiii, vc pode me passar a planilha ?

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu recado! ;) caso prefira, mande um e-mail para fernandamouta@bol.com.br

Linkwithin

teste